Uma névoa rara para esta época do ano, foi vista encobrindo o céu do litoral de São Francisco de Itabapoana na tarde desta segunda-feira (18). Também conhecido como “entrechoque”, o fenômeno é o encontro entre uma massa de ar muito quente e a umidade atmosférica. O nevoeiro no céu surpreendeu os moradores de Santa Clara, Sossego, Guaxindiba e Gargaú. (Leia mais abaixo)
O nevoeiro pode se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis. Justamente por isso, é um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos. (Leia mais abaixo)
Entenda como se forma o nevoeiro e os diferentes tipos deste importante e perigoso fenômeno meteorológico.(Leia mais abaixo)
O que é o nevoeiro?
Tecnicamente o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.(Leia mais abaixo)
O nevoeiro é como uma nuvem, mas a base se forma próxima do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos além de poucas dezenas de metros.(Leia mais abaixo)
A foto mostra o nevoeiro que se formou na cidade de Santo André, São Paulo, em 25 de julho de 2019. (Leia mais abaixo)
Nevoeiro ou neblina?
Os termos neblina e nevoeiro podem ser usados como sinônimos, porém, o nome técnico é nevoeiro.(Leia mais abaixo)
Neblina é o nome popular, assim como cerração ou russo, um termo muito usado pela população do estado do Rio de Janeiro para falar do nevoeiro que ocorre na região de Petrópolis/Teresópolis.(Leia mais abaixo)
O que é a visibilidade horizontal?
Quando o nevoeiro está presente, a visibilidade horizontal fica reduzida para menos de 1.000 metros O nevoeiro é um fenômeno meteorológico que causa grande redução da visibilidade horizontal. Quando o nevoeiro está presente sobre um lugar, a visibilidade horizontal fica reduzida para menos de mil metros.(Leia mais abaixo)
A visibilidade horizontal pode ser entendida como a é a distância que se consegue enxergar a olho nu