jornal-campista-1-1536x688

Explore Centro de Campos terá visita guiada e histórica neste sábado

A finalidade do programa é proporcionar turismo para que as pessoas saibam um pouco mais da história do município

Foto: César Ferreira/Secom.

Terá início neste sábado (9), a partir das 9h30, o projeto Explore Centro de Campos, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo. A visita guiada terá início na Praça do Santíssimo Salvador, em frente à estrutura itinerante do Museu de Arte do Rio (MAR). Em seguida, os participantes conhecerão a arquitetura e a história do Boulevard Francisco de Paula Carneiro e dos prédios históricos da Igreja Nossa Senhora do Carmo, da Loja Maçônica Fraternidade Campista e do Mercado Municipal.(Leia mais abaixo)

 

“Algumas pessoas já confirmaram presença nesta primeira visita guiada, mas quem quiser comparecer e participar, pode chegar, pois não terá processo de inscrição e é totalmente gratuito”, disse o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior, informando que a ideia é manter esse roteiro turístico toda semana, sempre às quartas-feiras.(Leia mais abaixo)

 

Edvar explica que a finalidade do Explore Centro de Campos é proporcionar turismo para que as pessoas saibam um pouco mais da história do município. “É fazer com que a população tenha interesse em saber a história da nossa cidade e, a partir disso, criar o pertencimento”, ressaltou.(Leia mais abaixo)

 

PRINCIPAIS PONTOS DA VISITA GUIADA

A Praça do Santíssimo Salvador quando Vila era um campo aberto, entre a igreja matriz e o Rio Paraíba do Sul, coberto de mato ou lama. Contudo, era o palco principal para apresentações de bandas musicais e festas populares, como a do Santíssimo Salvador e cavalhadas. Além de recepções ao imperador Dom Pedro II, que esteve em vários momentos em Campos.(Leia mais abaixo)

 

Famoso Calçadão fica no Centro de Campos. Também conhecido como a Rua do Homem em Pé e no passado era conhecido como o Boulevard da Imprensa. Mudou de nome após a construção do Cine Teatro Trianon (inaugurado em 1921, feito pelo campista Francisco de Paula Carneiro, com recursos próprios). No passado, o Boulevard concentrou muitos bancos e cafés, onde se reunia a elite campista. Alguns prédios antigos ainda estão de pé, mas, infelizmente, alguns já não existem mais.(Leia mais abaixo)

 

O prédio tem como base a arquitetura francesa, inspirada no Mercado de Nice. O então prefeito, Luiz Sobral, responsável pela obra, teria se encantado pelo mercado europeu em uma viagem à França e decidiu que Campos merecia um também. Quando retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo para que a obra fosse realizada. Durante a construção, o prefeito de Campos era Luiz Sobral e, quando foi inaugurado, era César Tinoco. Localizado na área central, hoje o Mercado faz parte de um complexo que inclui o Shopping Popular Michel Haddad e a Feira Livre. No local, diariamente, grande número de pessoas circula, em meio a uma diversidade de produtos. O prédio possui boxes internos e externos, galeria central e uma torre.

Relacionados