jornal-campista-1-1536x688

Escolas municipais aderem à campanha Contra a Dengue em Campos

Alunos das E.M Ferroviário Jacy da Silva Barbeto e Dr. Luiz Sobral levaram faixas e cartazes para conscientizar a população contra a dengue

Foto: Divulgação.

As Escolas Municipais E.M. Ferroviário Jacy da Silva Barbeto e Dr. Luiz Sobral também participaram do Dia D de Mobilização Contra a Dengue, no sábado (2), que reuniu diversas secretarias e repartições da Prefeitura na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro. Com faixas e cartazes os estudantes chamaram a atenção da população para a conscientização sobre a doença e os cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti. Mas a luta contra o mosquito tem sido realizada na sala de aula também. (Leia mais abaixo)

 

Diretora da Dr. Luiz Sobral, Paula Farah Arueira explica que alunos e professores uniram esforços para construir armadilhas utilizando garrafas PET, desenvolvendo repelentes caseiros e estudando formas eficazes de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O projeto envolve estudantes de todas as idades e tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância de medidas preventivas contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da doença e a importância da eliminação de possíveis criadouros.(Leia mais abaixo)

 

“Como parte das atividades do projeto, os alunos participaram do “Dia D de Combate à Dengue”, quando distribuíram folhetos informativos e orientaram a comunidade sobre medidas preventivas e a importância da eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito. É inspirador ver nossos estudantes tão envolvidos em uma causa tão importante para a saúde pública. O “Projeto Xô Dengue” estimulou ações concretas que podem fazer a diferença em nossa comunidade. Os alunos, por sua vez, demonstraram entusiasmo e comprometimento com o projeto, destacando a importância de disseminar informações sobre prevenção e combate à doença”, conta Paula.(Leia mais abaixo)

 

Assim como Paula, a gestora da E.M Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, Adriana Martins de Matos, ressaltou que a Ação do dia D da Dengue foi importante para a conscientização da comunidade quanto aos cuidados com o meio ambiente, a casa e o trabalho. “Se não tivermos esse cuidado a proliferação do mosquito só vai aumentar. Os nossos alunos estão empenhados em fazer essa transmissão de informação e também colocar em prática em suas residências. Ficamos felizes com essa ação da Prefeitura, que vem realizando um trabalho de excelência, informando e também cuidando para que essa epidemia passe”, disse Adriana.(Leia mais abaixo)

O trabalho também foi bem avaliado pelos alunos. Estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Luciana Martins dos Santos estava satisfeita de ter participado do trabalho. “Eu acho muito importante conscientizar a população do perigo que é a dengue, e que nós temos que manter nosso quintal limpo e evitar jogar lixo nas ruas e terrenos”, afirmou Luciana. (Leia mais abaixo)

 

O trabalho contra a dengue tem sido realizado em outras unidades escolares, como a Escola Municipal E.M.Lídia Leitão de Albernaz.

Relacionados