jornal-campista-1-1536x688

Escolas do interior e de Guarus com maiores notas no IDEB

O município de Campos alcançou a melhor nota dos últimos 15 anos

Foto: Divulgação.

Na semana passada, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi divulgado em todo o país, e o município de Campos alcançou a melhor nota dos últimos 15 anos. Mas as boas notícias não param por aí. Escolas da rede pública de localidades mais distantes e de locais mais emblemáticos, como Guarus, foram as que pontuaram com os índices mais altos. Santa Maria, Santo Eduardo, Farol de São Tomé, Guarus e Tocos são alguns desses locais.(Leia mais abaixo)

 

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, esse resultado mostra a retomada da educação feita a partir da pandemia com um esforço coletivo de todos os profissionais que atuam nas escolas e na Secretaria de Educação.(Leia mais abaixo)

 

“Não é possível se pensar em bons desempenhos se eles não são para todos e se não alcança a qualidade necessária para pensar o aluno do futuro. O aluno de hoje é o profissional de amanhã. E se nós estamos vivendo num mundo com tecnologia, com modernidade, com novos recursos, não é possível pensar uma educação que não prepare esse aluno para esse futuro. O mais importante, quando nós olhamos o resultado, não é só achar a melhor nota, mas o mais importante é a gente olhar para cada escola e ver quais comunidades estão sendo beneficiadas e qual é o público que está sendo atingido com o melhor ensino e demonstrando os melhores resultados. É essa análise qualitativa do que o IDEB traz para a gente que faz a diferença para a nossa política pública de educação e para melhorar o nosso desempenho e o nosso planejamento de trabalho”, explicou Tânia.(Leia mais abaixo)

 

Gestor da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, Luiz Augusto Bernardo de Souza diz que a nota de 7,1 é resultado de vários projetos desenvolvidos na unidade, como Eduten, Biblioteca em Casa, Robótica e Tecnologias Digitais, além dos diversos instrumentos de avaliação que contribuíram como o “CAED”, que apontou as fragilidades e os caminhos que a equipe pedagógica deveria seguir para contribuir com a Educação. A unidade tem 70 anos e atende à Educação Infantil e o primeiro segmento do Ensino Fundamental.(Leia mais abaixo)

 

“Hoje comemoramos tudo de bom que fizemos em 2023, que foi elevar o índice de educação da nossa escola e automaticamente, sem dúvidas, o do município de Campos a um resultado jamais alcançado, e isso eu quero dividir com todos. Essa alegria é um trabalho de união, cooperação e participação. O nosso IDEB deu certo e assim meu muito obrigado, de coração, aos profissionais da nossa escola e todas as pessoas que se envolveram, que participaram, enfim, que contribuíram com a educação”, disse Luiz Augusto.(Leia mais abaixo)

 

Já a gestora da Escola Municipal Santa Maria, Marcella Cardoso Monteiro de Barros, falou sobre a importância do resultado para a unidade.(Leia mais abaixo)

 

“A Escola busca oferecer uma educação de qualidade aos seus educandos. Para isso, contamos com uma equipe que trabalha em prol desse objetivo durante toda a trajetória dos alunos, desde o 2º ano até finalizar o Ensino Fundamental, no 9º ano. O resultado que alcançamos no IDEB representa todo o trabalho desenvolvido por uma equipe dedicada e comprometida com o processo ensino-aprendizagem, deixando-nos honrados com essa conquista”, declarou Marcella.(Leia mais abaixo)

 

Para a gestora da Escola Municipal Ciep Wilson Batista, Célia Maria Ferreira Silva, o IDEB de 5,0 é bastante significativo, porque devolve a autoestima para a escola, crianças, as famílias e toda a comunidade escolar.(Leia mais abaixo)

 

“Principalmente falando do local onde a escola se encontra, pois é uma área sensível, uma área periférica da cidade. A nossa escola tem mais ou menos 1.400 alunos e tinha grande índice de evasão escolar, porém, com todas as propostas pedagógicas, as inovações e tecnologias, nós conseguimos reduzir essa evasão. Esse resultado é importante para toda a comunidade escolar e reflete que um trabalho desenvolvido junto com a família surte resultado”, contou Célia.(Leia mais abaixo)

 

RESULTADO DO IDEB, 9º ANO

 

    • 1º lugar – Escola Municipal Santa Maria, em Santa Maria (5,9)

 

    • ‌2º lugar – Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo (5,8)

 

    • 3º lugar – Escola Municipal Farol de São Tomé, Farol de São Tomé (5,7)

 

    • ‌4º lugar – Olga Linhares, Jardim Carioca (5,6)

 

    • 5º lugar – Escola Municipal Professora Eleonora Silva Viana Pinto, Travessão de Campos (5,0) e

      Wilson Batista, Guarus (5,0)

 

RESULTADO DO IDEB, 5º ANO

 

    • 1ºlugar – Escola Municipal Felício Sarlo, Morro do Coco (7,1) e Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, Tocos (7,1)

 

    • ‌2º lugar – Anleifer Leite Fernandes, Jardim Boa Vista (6,9)

 

    • 3º lugar – Escola Municipal Senador Tarcísio Miranda, Jóquei Clube (6,5), Escola Municipal Antônio Caetano Peixoto, São Sebastião (6,5) e Escola Municipal Ciep Custódio Siqueira, Calabouço (6,5)

 

    • ‌4º lugar – Escola Municipal Francisco Ricardo LA Santos, Travessão (6,4)

 

    • ‌5º lugar – Escola Municipal Etelvira Martins Medeiros, Travessão (6,2) e Escola Municipal Ciep Wilson Batista, Parque Guarus (6,2)

 

  • ‌6º lugar – Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo (6,1), Escola Municipal Sagrada Família, Parque João Seixas (6,1), Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, Babosa (6,1), Escola Municipal Carlos Jardim da Cruz, Santo Eduardo (6,1) e Escola Municipal Luiz Carlos de Lacerda, Travessão (6,1)

Relacionados