A Escola Municipal Carlos Chagas, em Jacarandá, Travessão, também será ampliada dentro do Programa de Expansão e Ampliação da rede municipal de ensino. Para isso, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia solicitou à Procuradoria Geral do Município a abertura de processo visando viabilizar, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a doação dos terrenos contíguos à Escola Municipal Fazenda Aleluia e a Escola Carlos Chagas, a fim de realizar a ampliação das unidades escolares. (leia mais abaixo)
De acordo com a subsecretária de Gestão Operacional e Financeira, Carla Patrão, o projeto de expansão já está pronto e inclui não somente a ampliação de salas de aula e demais dependências internas, mas também da área de lazer/esporte, cozinha, refeitório e despensa. (leia mais abaixo)
“Essa solicitação é feita com base no inciso II do art. 6º e no Capítulo IV – Da doação de bens públicos imóveis da Instrução Normativa nº 107 de 18 de outubro de 2021, que “Define critérios e procedimentos administrativos para destinação de bens públicos imóveis, existentes em Projetos de Assentamento de reforma agrária, sob o domínio do Incra ou da União”, explicou Carla. (leia mais abaixo)
Desde 2021, a secretaria deu início ao processo de reestruturação, expansão e ampliação da rede municipal de ensino. Desde então, já transferiu cinco unidades escolares para imóveis próprios, após a construção de novos prédios, e há outras 10 unidades em fase final de ampliação com estrutura modular atualmente. (leia mais abaixo)
Ao todo, 27 unidades serão ampliadas no modelo de construção modular, sem contar as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. Além disso, serão construídas mais cinco novas unidades, também por meio de construção modular. Das 27 unidades previstas para ampliação, 20 serão creches e sete escolas, incluindo a Carlos Chagas. E das cinco novas unidades a serem construídas, serão três creches e duas escolas. (leia mais abaixo)
Atividades – A Escola Carlos Chagas executa diversas ações de educação do campo e quilombola, respeitando as características locais da área do assentamento Zumbi dos Palmares – Núcleo 2. Além dos alunos do assentamento, a escola também atende alunos da ocupação Novo Horizonte. (leia mais abaixo)
“São 520 alunos no total atendidos nos três turnos, com o quadro de professores completo. Além disso, a Secretaria realizou processo seletivo para contratação de mediadores, que serão encaminhados às unidades escolares a partir das próximas semanas, em razão da finalização dos contratos anteriores”, informou Carla. (leia mais abaixo)
Ela afirma que a merenda escolar da unidade dialoga com a natureza da comunidade e atende às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2023, por exemplo, o município aplicou 55,3% dos recursos financeiros do PNAE na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, ao passo que a lei recomenda 30%. (leia mais abaixo)
“Os cardápios são acompanhados por nutricionista e elaborados de modo a respeitar as necessidades nutricionais e os hábitos alimentares, a cultura da localidade, a diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável. São utilizados gêneros tais como: arroz com frango, carne seca, feijão com carne, batata, mandioca, farofa (farinha), carne de porco com arroz, tapioca, inhame, melancia e banana, entre outros”, exemplificou a subsecretária.
Foto: Divulgação.