A entrega das medalhas do Torneio de Matemática realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Eduten, acontecerá em 14 de novembro. O campeonato encerrou no dia 30 de agosto, no entanto, a secretária de Educação, Tânia Alberto, orientou que as escolas municipais devem continuar estimulando os alunos a utilizarem os tablets e a ferramenta Eduten, para o avanço do ensino da matemática em sala de aula.(Leia mais abaixo)
Mais de 6 mil medalhas foram conquistadas pelos estudantes, entre ouro, prata e bronze, até o último registro realizado. Cerca de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino aderiram ao Torneio de Matemática, de acordo com a secretária. O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e criado na Finlândia. A ferramenta é utilizada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.(Leia mais abaixo)
“Essa foi a primeira vez que o município realizou um torneio de Matemática como esse na Rede. Os objetivos foram desenvolver as habilidades dos alunos, despertando neles o gosto pelas ciências exatas, e estimular o aperfeiçoamento e a formação continuada dos professores na utilização de ferramentas pedagógicas digitais em suas aulas, contribuindo para a valorização desse profissional”, explicou Tânia(Leia mais abaixo)
De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, participaram estudantes do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, que passaram por três níveis na competição: 300 atividades de Nível Fácil; 500 atividades de Nível Moderado e o Nível Difícil, com 500 atividades. Nas duas primeiras etapas, o aproveitamento mínimo deveria ser de 20% de acerto nas questões.(Leia mais abaixo)
“Quero destacar o caráter inclusivo desse torneio, o que aumentou o engajamento. Os estudantes serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze; professores e gestores vão receber kits Eduten; e as primeiras 10 escolas vão ganhar placas”, informou Viviane.(Leia mais abaixo)
O diretor pedagógico do Eduten Brasil, Arnaldo Vieira, falou da importância de as escolas estimularem seus estudantes mesmo após o fim do campeonato. “É essencial que os profissionais motivem seus alunos a desenvolverem suas habilidades matemáticas. O Torneio foi essa mola propulsora que facilitou a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio de atividades lúdicas. O saldo está sendo muito positivo para as escolas que participaram”, declarou.