Educação com ações pelo Mês das Mães na Escola de Aprendizagem Inclusiva

Hoje, as responsáveis pelos alunos atendidos participaram de um sorteio de uma escova e, nesta quinta-feira (16), haverá um curso de automaquiagem

Foto: Ascom.

A Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), ligada à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), criou uma intensa programação para o Mês das Mães, visando cuidar de quem cuida. Nesta quarta-feira (15), as responsáveis pelos alunos atendidos participaram de um sorteio de uma escova em parceria com o Salão Priscila Nogueira. Amanhã, quinta-feira (16), das 9h às 11h, haverá um curso de automaquiagem e, à tarde, um momento Mary Kay.  (Leia mais abaixo)

 

 

 

Na segunda-feira (13), a secretária de Educação, Tânia Alberto, participou da programação e conversou com as responsáveis. Ela afirmou que há planos para expansão da Escola Inclusiva. (Leia mais abaixo)

 

 

 

“Sabemos que é difícil para os pais levarem e pegarem as crianças na escola, e depois levar pra a EAI. Por isso queremos estender esse modelo já praticado aqui para outros distritos. Estamos em processo de adaptação de espaços, porque a Escola cresceu. E ela faz parceria com a escola regular, ou seja, esse não é um espaço para colocar crianças atípicas apenas. É um espaço de convivência coletiva e inclusiva entre típicos, atípicos e suas famílias para que, juntos, possamos nos ajudar a seguir caminhos melhores e mais bonitos para essas crianças”, disse Tânia.

 

 

 

Segundo a secretária, a EAI não é uma ação da Secretaria para as famílias, mas uma ação conjunta da Secretaria com os pais e profissionais, visando encontrar as melhores soluções para uma educação que inclui e promove.

 

 

 

“É como o prefeito Wladimir sempre diz: mais importante que a velocidade é a direção, e nós sabemos onde queremos chegar: num momento em que a gente tenha mais crianças com a oportunidade da aprendizagem inclusiva, tanto para quem precisa aprender com o outro quanto para quem precisa ter o direito de socializar com os demais. Esse é nosso maior desafio: tornar a EAI um exemplo para a sociedade, para que ela também seja mais inclusiva. Estamos ensinando as crianças para que sejam adultos que pratiquem a inclusão de forma natural, gerando uma sociedade que abrace, que acolha e que saiba que os diferentes somam para serem muitos”, completou.

 

 

 

De acordo com a coordenadora do espaço, Eleonora Nascimento, a programação inclui, ainda, sorteios de brindes, roda de conversa com a psicóloga Gabriela Quintanilha, brincadeiras, apresentação da UENF, lanches, Cinema, momentos das professoras com as mães e piquenique.

 

 

 

SERVIÇOS

 

 

 

A proposta da Escola a é oferecer intervenção precoce que permita aos alunos encontrar suas habilidades para superar e trabalhar suas dificuldades, alcançando a autonomia e eliminando as barreiras do processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

O objetivo da unidade é promover o reforço escolar com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e ênfase nas Linguagens e Matemática.

 

 

 

O equipamento tem 170 crianças matriculadas, de 2 a 8 anos de idade, típicas e atípicas. Pais de alunos e profissionais das escolas e creches municipais também estão sendo contemplados com diversas atividades, cursos e palestras.

Relacionados