O Dia Nacional do Conselheiro Tutelar foi comemorado nessa quinta-feira (28) com um ato público no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro, onde conselheiros tutelares de Campos realizaram abordagens, com o objetivo de se aproximar, conscientizar e informar a população sobre a importância do trabalho realizado pelo Órgão no atendimento a crianças e adolescentes vítimas das mais diversas formas de violações. (Leia mais abaixo)
O município conta com cinco conselhos tutelares e 25 conselheiros. Desde o início do ano, os órgãos receberam mais de 4 mil denúncias de violação aos direitos da criança e adolescente e realizaram no ano de 2024 mais de 7.200 atendimentos.(Leia mais abaixo)
Os conselheiros realizaram panfletagem e tiraram dúvidas da população. Durante a ação, foi falado da importância da proximidade do órgão com o poder público, visto que não há apenas o atendimento às famílias, enfatizando o papel dos órgãos para garantir o acesso das crianças e adolescentes às diversas políticas públicas, como saúde, educação e assistência. (Leia mais abaixo)
A partir do atendimento, são identificadas as necessidades das famílias encaminhando-as aos serviços públicos para que de fato se cumpra o que rege o Estatuto da Criança e adolescente, que é zelar, proteger e garantir direitos que são fundamentais a toda criança e adolescente colocando-a a salvo de todo tipo de abuso, negligência, discriminação e maus tratos. (Leia mais abaixo)
O colegiado de conselheiros enfatiza que realizar trabalhos de conscientização também faz parte de suas atribuições, uma vez que representa um trabalho que compete sigilo, e todas as ações em prol do benefício da população se tornam desconhecidas por muitos, mas que fazem uma grande diferença no final do processo e refletindo positivamente e diretamente na realidade das famílias que necessitam de suporte. (Leia mais abaixo)
“O Conselho Tutelar é um grande parceiro na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nas últimas semanas fizemos diversos encontros para alinhar os fluxos de atendimento, entre os órgãos municipais e a rede socioassistencial, com o objetivo de dar celeridade à proteção social desse público”, disse o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.(Leia mais abaixo)
As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones dos cinco Conselhos Tutelares, são eles: (22) 9889-4368, 98829-4362, 98826-4225, 98826-4221 e 98826-4231. O sigilo das denúncias é garantido.