A Defesa Civil municipal recebeu, neste ano, cerca de 900 solicitações de avaliação de árvores em logradouros públicos, tanto para a realização de poda como para averiguação de risco de queda. A pasta, que disponibiliza o número 199 e 98175-2512 para que a população faça a solicitação, lembra que poda de árvores sem autorização do órgão é proibida e pode gerar multa. (Leia mais abaixo)
O subcomandante da Defesa Civil, Edison Pessanha, relata que, após a solicitação, a equipe verifica as condições da árvore e a necessidade de poda ou corte. “A maior parte das solicitações é voltada para a possibilidade de risco de queda. Muitas vezes trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos e a concessionária de energia. Em alguns casos, o serviço é feito aos finais de semana, visando minimizar os transtornos, seja por conta do trânsito ou por uma eventual necessidade de corte de energia”, contou.(Leia mais abaixo)
Independente das solicitações, a Defesa Civil verifica de forma periódica as árvores plantadas em vias públicas. Pessanha lembra que, em caso de chuvas fortes e ventania, a pessoa deve evitar se abrigar ou deixar o carro debaixo de árvores. “É claro que, com um município de uma extensão tão grande como Campos, precisamos da ajuda da população. Por isso, buscamos verificar todos os pedidos, seja na área central ou no interior”.