jornal-campista-1-1536x688

De quantos dias é o atestado para dengue? Entenda quando a doença pode levar a afastamento do trabalho

Quadro clínico é fundamental para determinar o número de dias do afastamento

Foto: Divulgação.

Mesmo com boa parte dos casos não evoluindo para quadros graves e para a morte, a dengue é uma doença debilitante, que muitas vezes pode provocar afastamentos temporários do trabalho.(Leia mais abaixo)

 

O Ministério da Saúde inclui a dengue na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). Ela pode ser considerada uma patologia associada ao trabalho se durante as atividades de trabalho a pessoa tiver sido exposta ao mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da dengue.(Leia mais abaixo)

 

Márcia Bandini, médica e professora da área de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que não é a doença em si, mas a forma de transmissão que determina a patologia relacionada ao trabalho.(Leia mais abaixo)

 

“Se uma pessoa mora no 15º andar de um prédio (altura que o mosquito não alcança), tem seus momentos de lazer de forma protegida, mas trabalha em um local que tem múltiplos criadores do Aedes aegypti e vários casos de trabalhadores com dengue, é muito provável que esse caso seja relacionado ao trabalho”, exemplifica.(Leia mais abaixo)

 

Ela também comenta que quando há uma epidemia como a que o Brasil enfrenta, é difícil saber se a transmissão aconteceu no trabalho ou fora dele.(Leia mais abaixo)

 

Mas tendo sido contraída no trabalho ou não, a dengue pode levar ao afastamento das funções – assim como acontece com doenças como Covid-19, viroses e até gripe.(Leia mais abaixo)

 

Sintomas como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos e dores musculares, característicos da dengue, podem dificultar o desempenho de diversas atividades. Além disso, uma das principais recomendações dos especialistas para a recuperação é o repouso, algo que pode ser feito de maneira bem mais tranquila em casa.

 

O g1 conversou com alguns especialistas para entender quais protocolos devem ser adotados com relação ao trabalho em caso de sintomas de dengue. Confira abaixo 4 perguntas sobre o assunto:(Leia mais abaixo)

 

1 – De quantos dias é o atestado por dengue?

Depende! O afastamento pela doença pode ir de três a dez dias, a depender da intensidade dos sintomas.

Celso Granato, médico infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, comenta que o atestado no caso de dengue está sempre atrelado aos sintomas relatados e à evolução do quadro clínico da pessoa. E que, em casos mais graves, o afastamento pode ser até maior do que dez dias.(Leia mais abaixo)

 

“Tem gente que fica dois dias em casa e vai estar bem para voltar, porque não vai ter nenhum tipo de complicação. Agora, se a pessoa está com sintomas mais intensos, é preciso ficar atento para os sinais de alarme”, analisa.(Leia mais abaixo)

 

Os sinais de alarme são fundamentais para identificar os casos graves da doença. Eles normalmente aparecem após o período febril e se caracterizam, principalmente, por:

 

    • Dor abdominal intensa

 

    • Vômitos persistentes

 

    • Acúmulo de líquido em cavidades corporais

 

    • Sangramento de mucosa

 

    • Hemorragias

 

Fonte: G1

Relacionados