O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) realizará, na próxima quinta-feira (24), um evento especial em celebração ao “Outubro Rosa”, enfatizando a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama. Com palestras e atividades programadas, a iniciativa busca informar e acolher as mulheres na luta contra a doença.(leia mais abaixo)
Alessandra Crespo, diretora do CRTM, destacou o objetivo do evento. “Focamos no autocuidado da mulher e na necessidade de consultas de rotina. É fundamental que as mulheres aprendam a se tocar e a realizar o autoexame de mama”, disse a diretora. A programação contará com a presença da médica Maria Nagime, idealizadora do projeto Campos Sempre Rosa, além das especialistas Fernanda Lima, Patrícia Chicharo, Manuella Padrão e Sumara Vargas, que abordarão temas importantes sobre a saúde da mulher e o combate ao câncer de mama.(leia mais abaixo)
O evento, que será aberto ao público, também marcará a inauguração oficial do Campos Sempre Rosa, um projeto da Secretaria de Saúde desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), que visa aprimorar o atendimento às mulheres. “O projeto está em funcionamento no CRTM desde setembro, mas não tinha sido realizada ainda uma inauguração oficial. Estamos humanizando o processo e reduzindo o tempo de espera para os exames e biópsias. Agora, as pacientes não precisam mais se deslocar por diferentes locais, tudo será feito aqui, no CRTM”, destacou Alessandra.(leia mais abaixo)
A diretora também ressaltou a continuidade do atendimento. “O serviço de marcação de mamografias no CRTM permanecerá funcionando normalmente mesmo após o mês de outubro, é um serviço contínuo”, afirmou Alessandra Crespo. Além das palestras, o CRTM oferecerá um coffee break e distribuição de brindes para as pessoas presentes.(leia mais abaixo)
No CRTM, no mês de outubro do ano passado, foram realizados 500 exames de mamografia, 1.020 ultrassonografias, 473 preventivos e 2.264 consultas variadas. Atualmente, 1.508 pacientes estão em tratamento de câncer de mama nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) dos Hospitais Álvaro Alvim e Doutor Beda.