Consultório na Rua leva vacinação a pessoas em situação de rua

A iniciativa do programa da Secretaria de Saúde foi desenvolvida na Praça São Salvador e no Jardim São Benedito nesta terça-feira

Foto: Ascom.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do programa Consultório na Rua (CR), promoveu, nesta terça-feira (14), uma ação de saúde pública, oferecendo vacinação contra a influenza (gripe) para a população em situação de rua. A iniciativa aconteceu na Praça São Salvador, de 17h às 18h30, e no Jardim São Benedito, de 18h45 às 19h30. Essa ação também acontece em abrigos da cidade, com o objetivo de garantir a imunização e o bem-estar dessas pessoas vulneráveis. (Leia mais abaixo)

 

 

 

A coordenadora do Consultório de Rua, Constância Prestes, falou sobre a importância dessas ações externas. “Pessoas em situação de rua e em grande vulnerabilidade social, em sua maioria, não buscam a rede de saúde, além disso também não têm informações quanto aos pontos de vacinação e a importância de se imunizar. Com isso, se torna essencial essa iniciativa do Consultório na Rua para levar proteção a essa população. Nossa missão é proteger a saúde de todos, sem exceção”, explicou a coordenadora. (Leia mais abaixo)

 

 

 

A equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, composta por assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, realizou um atendimento humanizado e acolhedor durante toda a ação. O foco não se limitou apenas à aplicação da vacina, mas também à escuta atenta das necessidades de cada indivíduo atendido. (Leia mais abaixo)

 

 

 

Entre as pessoas que receberam a vacina, estava João Oliveira, um viajante que chegou a Campos há cerca de um mês, após vir de Brasília e passar pelo Rio de Janeiro e Macaé. João disse que encontrou no Consultório na Rua uma oportunidade de se proteger. “Achei muito importante essa iniciativa aqui, na praça, e fui muito bem atendido pelos profissionais. Sempre que tiver, vou vir me vacinar”, disse João. (Leia mais abaixo)

 

 

 

Além de João, outra pessoa vacinada foi a Maria Fernandes, uma moradora de Campos que está na rua há seis meses devido à dependência química. Maria, não tem mais contato com sua família e reluta em se abrigar. “A equipe do Consultório na Rua tem me ajudado com assistência médica e apoio emocional sempre que preciso. E hoje fiz questão de me vacinar contra a gripe para estar protegida com o inverno que está por vir”, relatou. (Leia mais abaixo)

 

 

 

A identidade original das pessoas em situação de rua foi preservada para garantir a segurança e anonimato dos mesmos. A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), gerencia abrigos voltados para o acolhimento de pessoas em situação de rua, que é formada por cerca de 150 abrigados. Ao todo, o município conta com quatro abrigos: Manoel Cartucho, Casa de Passagem, Lar Cidadão e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SDMHS.

Relacionados