CCZ define bairros e retoma mutirões após o LIRAa

Localidades que serão trabalhadas apresentaram alto índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti

Foto: Divulgação.

Foram definidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) as áreas que receberão mutirões após o resultado do último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Para isso, a coordenação do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV) mapeou os bairros que apresentaram maior índice de infestação e os trabalhos já começam esta semana.

O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, em que o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. O último em Campos apresentou resultado de 1,3%.(leia mais abaixo)

 

Os mutirões começam nesta sexta-feira (25) com os agentes trabalhando no Parque Rosário, Lapa, Parque Oliveira Botelho, Parque Riachuelo, Parque XV de Novembro e Parque São Clemente.(leia mais abaixo)

 

No Parque Niterói e São José, por serem áreas grandes, o trabalho será realizado em duas etapas, sendo um mutirão nesta sexta-feira e outro no dia 1 de novembro. O mesmo acontece com Campo Limpo e Parque Vicente Gonçalves Dias que recebem os agentes nos dias 8 e 22 de novembro.(leia mais abaixo)

 

Outras áreas que serão trabalhadas no mutirão pós-LIRAa são o Novo Jóquei e o Parque Corrientes no dia 1 de novembro. O Parque Imperial e a Tapera serão trabalhados em 8 de novembro.(leia mais abaixo)

 

Claudemir Barcelos, coordenador PMCV, explicou que o trabalho dos mutirões acontecerá paralelamente às ações de campo diárias. “Conseguimos um índice bem próximo do ideal, preconizado pelo Ministério da Saúde, mas mesmo assim estamos retornando para os locais onde o índice de infestação foi mais alto. Precisamos da colaboração de toda a população para que possamos baixar ainda mais esse índice. Sempre é bom lembrar que é dentro das casas que encontramos o maior número de focos. Precisamos da ajuda de todos”, completou.

Relacionados