O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) avança no combate à dengue e outras arboviroses com mutirão, nesta sexta (14), na Penha, Parque Santo Amaro, Parque Rio Branco e Parque Corrientes. A ação, que tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, terá início às 9h. (leia mais abaixo)
Os quatro bairros receberão o mutirão simultaneamente. E, para combater a proliferação do mosquito, serão realizadas vistorias, seguidas de orientação técnica aos moradores, recolhimento de inservíveis, aplicação de larvicida, colocação de tela em caixa d’água, dentre outras ações. (leia mais abaixo)
Para o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, o sucesso desses mutirões depende do esforço coletivo entre poder público e população. “Para combater a proliferação do mosquito precisamos da participação ativa da população, seja recebendo nossos agentes, seja não deixando objetos que acumulam água e servem como criadouros para o mosquito em seus imóveis”, disse. (leia mais abaixo)
RECUSAS E CASAS FECHADAS – Uma das preocupações do órgão, é com o número de recusas – que é quando o morador, por algum motivo, opta por não atender o agente – e casas fechadas na cidade, que chega a alcançar índice de cerca de 40% nesse período de férias e viagens nesse início de ano. (leia mais abaixo)
“Além das recusas e casas fechadas, estamos com o índice de infestação predial de 6%, isso é muito alto. É importante que a população atenda os agentes. Reforçamos que em caso de dúvida os moradores podem ligar para o CCZ”, disse Claudemir. Os telefones para contato são: (22) 98173-0471 ou (22) 98173-0107.
Foto: Divulgação.