CastraMóvel aposta também em políticas públicas de educação em saúde

Unidade está na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha. O pré-agendamento deve ser feito no site do CCZ

Foto: Divulgação.

Um dos projetos mais atuantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) está desde a segunda-feira da semana passada (29) no bairro da Penha, na Escola Municipal José do Patrocínio. Desde a sua chegada, dezenas de cães e gatos já foram castrados em menos de uma semana. Desde a sua implantação, já são aproximadamente mais de 10.000 animais de pequeno porte beneficiados pela castração.(Leia mais abaixo)

 

O casal Tatiane e Willian Silveira levaram para a castração quatro cães de pequeno porte. Segundo eles, a iniciativa ajuda toda a comunidade no controle populacional dos animais. “É uma boa iniciativa, pois nos ajuda bastante. A castração é cara em clínicas particulares. É importante que esse programa se estenda para outras comunidades, tudo o que está sendo ofertado é muito positivo”, destacou Willian.(Leia mais abaixo)

 

O trabalho no CastraMóvel é realizado pela veterinária Fernanda Rocha, a estagiária Kíssila Carvalho e a auxiliar Fernanda Xavier. Segundo Fernanda, a procura é grande, mas muitas marcações são realizadas e os tutores não aparecem na data determinada com os seus animais. “Temos muita procura, mas também temos pessoas que marcam no site e não aparecem com seus animais. Apesar desse contratempo, temos uma demanda muito grande e um bom número de animais castrados diariamente”, detalhou.(Leia mais abaixo)

 

O veterinário e coordenador da Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) e também da UBS Pet, Marcelo Maeda falou da importância do programa. “Já temos dados suficientes para saber que o número de animais abandonados está diretamente relacionado a não castração, tanto dos animais domiciliados, como também dos animais que estão nas vias públicas. O programa também é importante, pois não se limita à castração em si, mas essas unidades promovem a educação e a conscientização quanto aos cuidados para evitar a transmissão de doenças que animais de rua podem passar para a população”, explica Maeda.(Leia mais abaixo)

 

E, para atuar como um multiplicador de ações e de conscientização, nada melhor que estacionar o CastraMóvel em uma escola municipal. A iniciativa, além de aproximar a comunidade escolar das ações do CCZ, ajuda no processo de educação em saúde. É o que destaca a diretora da Escola Municipal José do Patrocínio, Bárbara Lemos. “Esse é um momento de integração entre a comunidade escolar e os moradores do entorno da nossa unidade. A escola é uma célula viva dentro da comunidade, então, temos muito a aprender com o controle populacional de animais e com todo o processo que estamos vivenciando”, afirmou a diretora.(Leia mais abaixo)

 

O pré-agendamento deve ser feito no site do CCZ (AQUI) para os bairros e localidades da Penha, Cambaíba, Martins Lage, Fazendinha, loteamento Porto Belo, Mergulhão, Parque Angélica, Parque Conjunto Santa Maria, Estância da Penha, Jardim das Acácias, Solar da Penha, Vila Menezes, Residencial Vivendas da Penha 1, Residencial Vivendas da Penha 2, Vila Manhães, Vivendas do Coqueiro 1 e Vivendas do Coqueiro 2.

Relacionados