Carla machado propõe projeto de lei que cria o “Dia do Desapego Consciente”

Por: Belman de Alvarenga Heitor

Foto: Divulgação.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) está analisando um projeto de lei da deputada estadual Carla Machado (PT) que propõe a criação do “Dia do Desapego Consciente”. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de objetos reutilizáveis e promover a destinação correta desses materiais, estimulando a solidariedade e a sustentabilidade no estado.

De acordo com o texto do PL 4805/2025, o evento deverá ocorrer pelo menos uma vez a cada três meses em todos os municípios do Rio de Janeiro. A proposta prevê a realização de campanhas educativas e institucionais para conscientizar a população sobre a importância do reaproveitamento e da redução de resíduos.

A deputada Carla Machado destaca que o projeto segue exemplos bem-sucedidos de outros estados e tem potencial para gerar impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Muitas vezes acumulamos roupas, brinquedos, móveis e outros itens em bom estado que poderiam ser úteis para alguém. Com essa iniciativa, queremos incentivar a cultura do reaproveitamento e do consumo responsável, evitando desperdícios e promovendo a solidariedade”, afirma a parlamentar.

Os itens contemplados na proposta incluem roupas, calçados, móveis, livros, eletrodomésticos, utensílios domésticos e até materiais de construção em boas condições de uso. A ideia é que esses objetos sejam recolhidos e distribuídos para pessoas e instituições que possam aproveitá-los.

Foto: Divulgação.

Relacionados