Duas áreas de lazer entregues pela Prefeitura de São João da Barra à população no ano passado se tornaram os points do verão no Açu. Tanto o Canto das Pedras, quanto a praça principal do distrito têm atraído moradores e visitantes por suas estruturas e belezas. A programação do verão “Alegria de Viver!” também valoriza esses espaços, seja com esporte ou shows. (Leia mais abaixo)
Com as obras de urbanização concluídas em setembro do ano passado, o Canto das Pedras já atraia visitantes antes mesmo de receber uma passarela de acessibilidade de mais de 400 metros e outras estruturas. O cenário onde a beleza da natureza se mistura com o desenvolvimento tem viralizado nas redes sociais.(Leia mais abaixo)
O publicitário e designer gráfico Felipe Pessanha Pereira, de 28 anos, já tinha visitado o local antes com amigos e gostou tanto que voltou neste verão. Para ele, o Canto das Pedras é um refúgio que equilibra muito bem a intervenção humana com a natureza.(Leia mais abaixo)
“Minha sensação ao ter visitado o Canto das Pedras foi de ter viajado para outro lugar, com uma atmosfera completamente diferente. Sua imensidão de areia em uma área quase que inóspita, cercado por várias casuarinas, torna o espaço um refúgio para quem busca descansar ou se divertir. A vista para as pedras, juntamente com a presença de navios atracados, também traz um charme extra pra quem curte uma paisagem diferente. O espaço bem cuidado, com clima amigável e sem muita presença de inúmeros estilos musicais tocando ao mesmo tempo, contribui para um ambiente seguro e relaxado”, destacou o publicitário.(Leia mais abaixo)
A longa faixa de areia que se formou ao lado de uma de estrutura de pedras do Porto do Açu fez do trecho da praia um lugar convidativo às famílias e para a prática de esportes. Dentro da programação do verão “Alegria de Viver”, o Canto das Pedras recebeu em janeiro o Açu Bodyboard Pro, que contou com a participação de mais de 80 atletas. Neste fim de semana, 8 e 9, tem mais com o Açu Surf Classic.(Leia mais abaixo)
Além da passarela, a urbanização da orla do Canto das Pedras conta com a pavimentação em intertravado, sinalização de vagas para estacionamento, bancos, lixeiras e gazebos. Além disso, foi instalado um posto de guarda-vidas, garantindo a segurança dos banhistas. Outra conquista para quem frequenta o local foi a inclusão do local no itinerário da linha 7 do transporte gratuito do município (confira aqui).(Leia mais abaixo)
Novo ponto de encontro
O Canto das Pedras não foi o único local do Açu que recebeu obras. Outro point que tem movimentado a praia do quinto distrito é a praça principal, construída pela Prefeitura em uma área de 2.520 metros quadrados que fica às margens Rua Manoel Francisco de Almeida, próximo à Unidade de Emergência.(Leia mais abaixo)
Com um palco para os eventos regionais, a área de lazer tem recebido alguns shows e atividades culturais, mas, independentemente disso, as famílias prestigiam o lugar a todo tempo. Foram construídos quiosques, sanitários públicos dotados de acessibilidade, pergolados, mesas de jogos em concreto, bancos, playground em madeira de eucalipto tratado e colocado piso em grama sintética e bancos de concreto. A iluminação com superpostes e decorativa com LED é outro destaque e que permite a utilização da área a qualquer hora.(Leia mais abaixo)
Frequentador assíduo do Açu, Wylles Pacheco Bolckau construiu uma casa há sete anos no lugar e vê a nova praça como um ponto de encontro que valorizou o quinto distrito. “Adoro frequentar o Açu porque é um lugar calmo, mas que ao mesmo tempo é muito divertido e tem muita coisa para a gente aproveitar. O mar gostoso, a pracinha agora nova, os shows são maravilhosos e eu estou sempre lá curtindo, assistindo e aplaudindo. As pessoas, os cantores, os artistas que frequentam também são fabulosos, tanto na pracinha, como na área de show. É espetacular!”, comentou Wylles.(Leia mais abaixo)
Construídas do zero ou totalmente revitalizadas, já são mais de 25 obras em áreas de lazer realizadas pela Prefeitura desde que a prefeita Carla Caputi assumiu o primeiro mandato. “É importante que as pessoas tenham o sentimento de pertencimento e ajudem a preservar todas estas áreas”, solicitou o secretário de Obras e Serviços, Alexandre Rosa.
Foto: Ascom.