Campos tem 20 vacinas disponíveis em vários pontos de imunização

Imunizantes contra influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e diversas outras doenças

Foto: Divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo diversas transformações na estratégia de vacinação. Além de entregar o Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, que funciona na sede do órgão das 8h às 20h todos os dias da semana, também atualizou o horário de aplicação das vacinas em outras 29 salas de imunização distribuídas pelo município, oportunizando o acesso da população aos imunobiológicos disponíveis pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A mudança é válida a partir desta segunda-feira (15).

 

O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Essa última, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está voltando por falta de vacinação por parte das gestantes e de crianças na primeira infância, período que abrange os primeiros seis anos de vida.

 

“O Ministério da Saúde lançou uma cartilha recente preocupado com o aumento de casos de coqueluche. São casos preocupantes, porque a coqueluche é uma doença aguda grave, que se manifesta principalmente na primeira infância, no primeiro ano de vida da criança e se caracteriza com uma tosse, dificuldade para respirar que pode levar a uma insuficiência respiratória. Acontece muito em bebês de um, dois, três meses porque estão com o cartão de vacina incompleto”, explica o especialista.

 

A vacina contra a coqueluche é aplicada para crianças aos 2, 4 e 6 meses, e depois com 1 ano e 3 meses; 1 ano e 4 meses, e para gestantes na 20 semana gestacional. “O problema é que elas não estão se vacinando. A cobertura está em 40%. Se a mãe não toma a vacina, o anticorpo não passa para o bebê, que nasce sem cobertura e, sem cobertura, a doença vai atacar porque está sem imunidade protetora. E, se o bebê tem a doença quando pequenininho, ele vai ter de novo depois de adulto”, disse Charbell.

 

Além das vacinas de rotina preconizadas para pessoas acima dos 2 meses de vida, todas as salas aplicam a vacina Influenza, que previne pessoas acima de 6 meses contra a gripe, e contra a Covid-19 disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além dos grupos prioritários.

Para tomar as vacinas é necessário levar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e caderneta de vacinas, no caso de crianças e adolescentes. Também é preciso levar o Cartão da Vacina Covid-19 para aqueles que já iniciaram o esquema vacinal.

 

Confira os locais e horários de atendimento

Salas de vacinação todos os dias da semana (incluindo sábado, domingo feriado) — das 8h às 20h

Secretaria Municipal de Saúde

Clínica da Criança

Sala de vacinação extramuro de segunda a sexta-feira — das 9h às 16h30

Campos Shopping

Salas de vacinação de segunda a sexta-feira — das 8h30 às 16h

Centro Saúde de Guarus

Clube da Terceira Idade

UBSF Lagoa de Cima

UBSF de Lagamar

UBS Penha

UBSF Santa Maria

UBSF Sentinela do Imbé

UBSF Aldeia

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Eldorado

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Parque Aurora

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santo Amaro

UBSF São Sebastião

UBSF Tocos

UBSF Venda Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Relacionados