Em uma ação especial para o “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar 1.200 vagas para exames de mamografia, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (24). As marcações poderão ser feitas tanto no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).(leia mais abaixo)
A subsecretária de Saúde Bruna Araújo explica que o agendamento será feito de forma espontânea. “Quando a paciente chegar, será avaliada e, se já tiver um pedido em mãos, o exame será marcado na hora. Se não houver vagas para o dia, ela sairá já com uma nova data agendada”, explicou a subsecretária, acrescentando que o mesmo procedimento será adotado nas UBSs, onde a equipe consultará o sistema para verificar a disponibilidade de datas.(leia mais abaixo)
As 1.200 vagas são destinadas exclusivamente para mamografias. A subsecretária também destacou qual o público-alvo dos exames. “Essas vagas estarão disponíveis para mulheres a partir de 35 anos, além daquelas que apresentem nódulos palpáveis ou lesões nas mamas, visando tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce”, destacou Bruna Araújo.(leia mais abaixo)
Desde setembro deste ano, o CRTM já realizou 250 atendimentos, sendo 248 em mulheres e dois em homens. Desse total, dez pacientes foram encaminhadas à Unacon e oito biópsias foram realizadas. Em outubro do ano passado, a unidade realizou 500 mamografias, 1.020 ultrassonografias, 473 exames preventivos e 2.264 consultas diversas.(leia mais abaixo)
Atualmente, 1.508 pacientes estão em tratamento de câncer de mama nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) dos Hospitais Álvaro Alvim e Doutor Beda.