Campos dos Goytacazes é uma das 10 cidades do país vencedoras do prêmio de “Gestão Inovadora da Educação”, que visa reconhecer e valorizar as gestões municipais que se destacam pela inovação e efetividade na área da educação. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Tânia Alberto, destaca que uma das ações que contribuíram para esse resultado diz respeito à criação da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), garantindo, o ano todo, a capacitação e atualização dos profissionais da rede municipal de ensino. Além disso, a implantação das tecnologias digitais nas escolas e creches, com implantação de laboratórios, robótica, jogos digitais e programas como MenteInovadora, Eduten e Estação Educação, ajudou a conquistar o prêmio. (Leia mais abaixo)
O prêmio é uma iniciativa da Mind Lab, metodologia de ensino que adota jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em crianças e jovens. Além de Campos, foram selecionadas as secretarias de Barretos, Caraguatatuba, Piracicaba, Marília e São Bernardo do Campo, em São Paulo; Angra dos Reis, também no Rio de Janeiro; Vitória da Conquista, na Bahia; Recife, em Pernambuco; e Rio Branco, no Acre. (Leia mais abaixo)
O assunto foi destaque no Portal Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, o Portal mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. ( https://porvir.org/premio-mindlab/ ) (Leia mais abaixo)
“Ficamos muito lisonjeados de sermos reconhecidos entre os 10 municípios que fizeram gestão inovadora. Nosso modelo se deu não apenas pela revisão dos nossos sistemas de currículos e avaliação, bem como as matrizes curriculares que ampliaram as condições de oferta de ensino de qualidade dos alunos, mas também pelas práticas orientadoras de criação do Portal PAE, com produção de conteúdo próprio em videoaulas e apoio de salas-estúdio; criação da Escola de Formação de Educadores Municipais; de parcerias com projetos de qualidade comprovada com resultados de bom ensino para melhorar o desempenho dos alunos; e, principalmente, por estarmos conectados com aquilo que tem sido o caminho da mudança, muito zelo pelo Saeb, muita atenção com a BNCC e suas inovações, como o Ensino da Computação, adequação aos currículos e política de inclusão ampliada para a EJA, entre outros. Também garantimos laboratórios de tecnologias com robótica, chromebooks e tablets e conseguimos levar internet a todas as unidades. Enfim, é gratificante vermos essa inovação ser reconhecida, porque o esforço feito nesse período pós-pandemia para que as escolas tivessem acesso à tecnologia tem sido imenso”, declarou Tânia. (Leia mais abaixo)
A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, falou do orgulho dos servidores da rede municipal. “Receber o reconhecimento do Porvir nos deixa muito orgulhosos, pois é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Seus conteúdos inspiraram e divulgam experiências que garantem equidade e qualidade na educação. Ver nossa secretaria receber um reconhecimento como esse nos motiva a continuar inovando e transformando a educação da nossa cidade”. (Leia mais abaixo)
Para Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais da secretaria, a inovação na rede municipal já é uma realidade. “Em um mundo em constante transformação, a educação se reinventa e busca ferramentas inovadoras para impulsionar o aprendizado e preparar as novas gerações para os desafios do futuro. Nesse cenário, a educação municipal de Campos dos Goytacazes tem se destacado em iniciativas na construção de uma educação de qualidade, inovadora e inclusiva”, afirmou. (Leia mais abaixo)
Ela citou ações como aquisição de laboratórios de robótica que aproximam os alunos ao mundo STEAM; aquisição de chromebooks e tablets que impulsionam o letramento digital dos educadores e de alunos, permitindo um aprendizado mais dinâmico, engajador e lúdico; maior capacidade de internet nas escolas propiciando mais conectividade, inclusão e equidade; a realização de Seminário de Tecnologias Digitais na Educação, que objetiva a reflexão do papel das tecnologias digitais na construção do conhecimento; e a experimentação de boas práticas no uso das ferramentas tecnológicas no ensino, tudo isso colabora para esse resultado. (Leia mais abaixo)
“Além disso, o projeto Estação Educação, que tem como atores principais os educadores da própria rede municipal na confecção de videoaulas com temas atuais, contribuem significativamente para que os alunos possam acessar o conhecimento em qualquer lugar, instigando a prática da autoformação. Através de investimentos estratégicos em ferramentas digitais, programas de capacitação e infraestrutura moderna, a educação municipal tem garantido um ensino de qualidade e inovador para seus alunos, abrindo portas para um mundo de oportunidades, preparando-os para os desafios do século XXI e construindo um futuro mais próspero e justo para todos. Investir em inovação, tecnologia e qualidade da educação é investir no futuro da cidade”, destacou Anna.
Alessandra de Lima Tavares Cardoso, professora na Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, também comentou: “As formações para professores ofertadas na Efem são focadas em jogos lúdicos e têm me proporcionado uma experiência transformadora e altamente enriquecedora. Durante os cursos, somos introduzidos a uma variedade de jogos e atividades que não apenas entretêm, mas também educam e ensinam a engajar os alunos de maneira profunda e significativa. (Leia mais abaixo)
A experiência de participar dessas formações é extremamente positiva. Os instrutores são bem formados e inspiradores, sempre prontos para compartilhar suas experiências e fornecer feedback construtivo. As sessões práticas em sala de aula me permitem experimentar os jogos em primeira mão, os meus alunos ficam interessados e a cada dia observo o entusiasmo deles pelas atividades. As formações aprimoram minha prática pedagógica, transformando a dinâmica na sala de aula, criando um ambiente mais interativo e estimulante para todos os alunos. Os benefícios são claros e contínuos”, disse.