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Campos representada no I Seminário de Educação no Rio de Janeiro

O evento reuniu profissionais da rede estadual de ensino, secretários municipais de Educação e representantes das secretarias

Foto: Divulgação.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, participou do I Seminário de Educação da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (10), na Sala Cecília Meireles, na Lapa (RJ). O evento reuniu profissionais da rede estadual de ensino, secretários municipais de Educação e representantes das secretarias. O objetivo foi expandir o diálogo e promover qualificação teórica e prática sobre Educação.(Leia mais abaixo)

 

‌Também estavam presentes a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra; a coordenadora de Prestação de Contas, Martha Castori; a assessora especial, Gisele Claudino; e a chefe de Gabinete, Mônica Maia.(Leia mais abaixo)

 

‌Temas importantes foram tratados, como, por exemplo, o fortalecimento do Ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a escuta das adolescências; a garantia da diversidade no espaço escolar; o desafio de promover a aprendizagem e a avaliação significativas, a integração curricular na Educação Básica, entre outros.(Leia mais abaixo)

 

‌O evento contou com palestras de especialistas e o lançamento do livro “ExpoEJA 2023 – Desconstruindo bolhas e derrubando muros: conectando gerações e saberes”, editado pelo grupo Eureka, com uma coletânea de fotos das obras preparadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos.A programação teve, ainda, a apresentação musical da artista da República da Guiné Fanta Konatê e do percussionista Luís Kinugawa; além da banda marcial e do solo de flauta com o aluno Davi Henrique Costa, do Colégio Estadual Nilo Peçanha, em Barra do Piraí, sob a regência do maestro Rafael Persan.(Leia mais abaixo)

 

‌“Esse evento foi muito importante, um seminário elaborado pela Secretaria de Educação do Estado buscando atender às preocupações com os alunos que entram na adolescência. O foco estava voltado para os alunos do segundo segmento – Ensino Fundamental anos finais. A grande preocupação é que os estados e municípios façam um trabalho em conjunto para que os alunos, já na alfabetização, tenham qualidade no ensino e que isso sirva de preparo para o andamento e sucesso subsequente. Foram abordados vários temas, como a questão do racismo institucional, inclusão, a questão da não reprovação no sentido mais amplo, onde o aluno tem direito a aprender com o fluxo escolar contínuo. Foram vários palestrantes e apresentações culturais de vários alunos e escolas mostrando a preocupação com o direito de aprender de todos os alunos”, destacou Tânia.

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