Campos participa de Pesquisa Nacional Perfil Ciclista Brasileiro 2024

A pesquisa é realizada a cada três anos pela organização Transporte Ativo, em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável e o Observatório das Metrópoles

Foto: César Ferreira/Ascom.

Assim como em 2021, o município de Campos dos Goytacazes mais uma vez participa da Pesquisa Nacional Perfil Ciclista 2024, uma metodologia que gera dados sobre o uso da bicicleta como meio de locomoção nas cidades brasileiras. A pesquisa é realizada a cada três anos pela organização Transporte Ativo, em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável e o Observatório das Metrópoles. Trata-se de um projeto vencedor, na categoria Fomento à Cultura da Bicicleta, do Prêmio Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades.  (Leia mais abaixo)

Equipes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizam a quarta edição da pesquisa em Campos. A meta é completar 1.000 questionários. Os resultados sairão em janeiro 2025. Na pesquisa passada, os dados mostraram que 74,3% dos ciclistas de Campos utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. Os objetivos do levantamento é conhecer os ciclistas e as motivações para fazer o uso de bicicletas, além de gerar subsídios para formulação de uma agenda mais precisa e robusta com políticas públicas e ações de promoção à mobilidade por bicicleta.(Leia mais abaixo)

O ciclista Filipe Tarzam, que sofre de retinose pigmentar, participou da pesquisa e afirma que a sua voz e experiências como ciclista foram valorizadas e levadas em consideração. “A participação nessa pesquisa foi uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais amigável para os ciclistas e uma experiência enriquecedora. A pesquisa envolveu uma série de entrevistas com ciclistas locais, buscando entender seus hábitos, motivações e desafios diários”, comentou.(Leia mais abaixo)

De acordo com Nelson Godá, o governo Wladimir Garotinho segue com os investimentos que garantem maior segurança aqueles que são considerados os mais vulneráveis no trânsito brasileiro.(Leia mais abaixo)

“E no trânsito de Campos temos muitos ciclistas que utilizam estes equipamentos para irem trabalhar, estudar. Por isso que ampliamos e reestruturamos a malha cicloviária. Atualmente são 60,62km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Desde 2021, início do governo Wladimir Garotinho, cerca de 20km foram implantados, interligando vias e proporcionando mais segurança aos ciclistas, o que corresponde a um aumento de 29%. Se contabilizar os 7,95 km de trechos requalificados, o número de extensão chega a 25,25km”, pontuou. (Leia mais abaixo)

Ainda, segundo o presidente do IMTT, por meio do Projeto Salo – uma parceria ente o IMTT e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) – foram implantados 363 paraciclos em 27 locais distintos, o que representa cerca de 800 vagas para ciclistas. Os equipamentos podem ser encontrados no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Avenida Tancredo Neves, ao entorno do Jardim São Benedito, do Mercado Municipal, Shopping Popular Michel Haddad, entre outros pontos. Ainda através do Projeto Salo, foram instaladas placas de sinalização wayfinding que servem para facilitar e ajudar os ciclistas a encontrarem seus destinos da melhor forma possível.

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