Uma equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia participou, nessa terça-feira (5), do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no auditório do SINPRO-RIO. Estiveram presentes a coordenadora de Educação Infantil, Sirlei Ávila; representante da Equipe Técnica da Coordenação de Educação Infantil, Evilânia Lobato; e a representante da Equipe de Monitoramento, Eleonora Vasconcelos.(leia mais abaixo)
“Estivemos com a Patrícia Corsino, coordenadora estadual do Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que teceu elogios ao nosso Município, incentivando aos docentes na participação no LEEI. Esta reunião foi de grande valia na reflexão das práticas exercidas em nossa cidade”, disse Sirlei.(leia mais abaixo)
O evento discutiu as novas Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, homologadas recentemente, disponíveis na Resolução CNE/CEB nº1, 17 de outubro de 2024, com vigência a partir de 1° de novembro de 2024.(leia mais abaixo)
“Foram abordados os cinco pontos pertinentes à implementação das Diretrizes: Gestão Democrática, Identidade e Formação Profissional, Proposta Pedagógica, Avaliação da Educação Infantil e Infraestrutura, Edificações e Materiais”, destacou Sirlei.(leia mais abaixo)
O Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro é um movimento social que atua desde 1996 e se articula ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Participam educadores, entidades privadas, públicas e não governamentais que, há mais de 25 anos, buscam contribuir, através do diálogo, da formação e da socialização de informações, para a consolidação de uma educação pública, gratuita e de qualidade comprometida com os direitos de todas as crianças de 0 a 6 anos.(leia mais abaixo)
Uma das principais metas é firmar e respeitar as conquistas legais advindas desde 1988, com o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e da educação infantil como direito de toda a criança, dever do Estado e opção da família.