Postado por Fabiano Venancio – Campos dos Goytacazes está entre as 100 melhores cidades do país para se viver de acordo com estudos do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) – 2024, divulgado na última quinta-feira (31) pela consultoria Macroplan que compara as 100 maiores cidades do Brasil (todas com população acima de 273.500) ao agregar 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. (leia mais abaixo)
A cidade de Maringá (PR) aparece em primeiro lugar. Entre as capitais, Curitiba (PR) é a mais bem colocada da lista, ficando na quinta posição. A capital do Acre, Rio Branco, aparece em último lugar na lista, que é parte do estudo Desafios da Gestão Municipal 2024. (leia mais abaixo)
Apesar de representarem 1,8% do total de municípios, as 100 maiores cidades do país abrigam 78,3 milhões de habitantes, o que corresponde a 38,5% da população, e são responsáveis por 44,2% do Produto Interno Bruto (PIB), ou 4 trilhões de reais. (leia mais abaixo)
Nessas cidades, o PIB per capita é de 47.500 reais, 12,5% maior do que a média brasileira. Por gerarem mais da metade dos empregos (52,3%), com 27,6 milhões de postos de trabalho, essas cidades são vetores em suas regiões. Além do diagnóstico de áreas em que a cidade vai bem ou não, o ranking permite que os gestores e cidadãos possam comparar a evolução da sua cidade com outros municípios. (leia mais abaixo)
“O estudo contribui para melhorar a qualidade e a produtividade do gasto público”, explica Gustavo Morelli, sócio-diretor da Macroplan. (leia mais abaixo)
A ideia do estudo é que os gestores conheçam os desafios do município a partir de uma análise evolutiva e comparada com as maiores cidades, sendo possível acompanhar a evolução de cada uma delas entre 2010 e 2023. (leia mais abaixo)
Os dados esmiuçados sobre o estudo estão no seguinte endereço eletrônico: https://desafiosdosmunicipios.com.br