Campos e São Francisco à frente dos números da dinâmica econômica regional

De acordo com Nuperj/Uenf, os dois municípios apresentaram melhor desempenho comparativamente aos outros da região

Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio- Campos dos Goytacazes  e São Francisco de Itabapoana  apresentaram um melhor desempenho quanto aos índices de dinâmica econômica regional entre os municípios da região Norte Fluminense, segundo estudos do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj/Uenf). (leia mais abaixo)

 

De acordo com o coordenador do trabalho, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, “a dinâmica econômica regional melhorou em relação a 2021, em função do retorno da estabilidade na economia pós Covid 19. Os municípios de São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes apresentaram um melhor desempenho comparativamente aos outros municípios da região”. (leia mais abaixo)

 

Campos saiu da sexta para a terceira posição com evolução incremental de 19,8% do índice médio, em decorrência da evolução do investimento público, da movimentação bancária e da redução do nível de vulnerabilidade social. Com isso, o índice médio atingiu 0,8749, levando o município a ocupar um padrão de alta dinâmica econômica. (leia mais abaixo)

 

São Francisco de Itabapoana saiu da oitava para a primeira posição com evolução incremental de 77,3% do índice médio, em decorrência do forte crescimento do investimento público; da evolução proporcional do emprego no comércio frente ao emprego total; do aumento proporcional das operações bancárias frente ao ativo/passivo total e da retração do grupo de vulnerabilidade social. O índice alcançado de 1,1435 se enquadra no padrão de alta dinâmica econômica. (leia mais abaixo)

 

São Fidélis completa o grupo de municípios com o padrão de alta dinâmica econômica. O município atingiu uma evolução incremental de 4,77% em 2022, com base em 2021, mas perdeu a primeira posição, ocupando agora a segunda posição com o índice médio de 0,8924. (leia mais abaixo)

 

A importância relativa do emprego no comércio, a movimentação bancária e o crescimento do investimento público, foram responsáveis pelo padrão de dinâmica econômica local. Já o índice de Cardoso Moreiras desacelerou de 0,8169 em 2021 para 0,800 em 2022, caindo para o padrão de dinâmica econômica moderada no mesmo ano. (leia mais abaixo)

 

A reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, elogiou o trabalho do Nuperj. “Acompanho todos os dados enviados pelo Alcimar. Esse trabalho tem um papel fundamental na elaboração de políticas públicas. Apoiamos integralmente as ações do Núcleo. Toda semana tem algum resultado novo e importante que é colocado à disposição de quem faz a política pública do território Norte Fluminense”, frisou a professora Rosana Rodrigues. (leia mais abaixo)

 

Os dados mais abertos podem ser encontrados no site do Nuperj/UENF.

Relacionados