Postado por Fabiano Venancio – Os principais pré-candidatos à sucessão do presidente da Câmara Municipal, Marquinho Bacellar (União Brasil), estão no PP, partido do prefeito Wladimir, que elegeu sete vereadores. O vereador Fred Rangel é considerado favorito do prefeito. Mas, Kassiano Tavares, também do PP, Juninho Virgílio (Podemos) e Thamires Rangel (PMB) “correm por fora”. Ao todo, os partidos que apoiaram a reeleição do prefeito conquistaram 19 das 25 cadeiras do Legislativo. Como principal líder do grupo político, o prefeito participa diretamente dos bastidores da eleição da Câmara e se articula para neutralizar uma possível candidatura da oposição, que, apesar de ter feito apenas cinco vereadores, tenta tirar “coelho da cartola” numa articulação para a reeleição de Marquinho. A eleição da Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, 2º vice e 1º e 2º secretários), responsável pela condução dos trabalhos legislativos e a administração da Casa, será no início de janeiro de 2025, na mesma data em que os vereadores eleitos no último dia 6 tomarão posse. (leia mais abaixo)
Fontes do Campos 24 Horas na Câmara dizem que as pretensões da oposição dependem diretamente da disposição do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, líder do grupo, de entrar na disputa, tentar reeleger seu irmão e ainda fazer uma composição para os demais cargos da Mesa Diretora. (leia mais abaixo)
Fontes da Prefeitura informam ao Campos 24 Horas nesta segunda-feira (21/10) que o prefeito já disse aos vereadores eleitos que vai anunciar quem terá seu aval para disputar a presidência da Câmara somente em meados de novembro, após tirar uma licença por conta do desgaste da campanha eleitoral. (leia mais abaixo)
Por outro lado, a vereadora Thamires Rangel (PMB), de 18 anos, filha do deputado Thiago Rangel e eleita a vereadora mais jovem do Brasil, também já anunciou a disposição de disputar a presidência da Câmara. Ela, no entanto, ainda não anunciou se vai se compor com a oposição ou se alinhar ao grupo do prefeito Wladimir. (leia mais abaixo)
COSTURA DA OPOSIÇÃO – Com apenas cinco vereadores eleitos, a oposição ainda tenta uma costura política para eleger os principais cargos da Mesa da Câmara. Prova disso foi a reunião de três dos cinco vereadores de oposição eleitos (Rogério Matoso (SD), Dandinho de Rio Preto (União) e Maicon Cruz (PSD) com o Cabo Alonsimar (PDT), que é vereador da base governista e se lançou candidato a presidente da Câmara à revelia do prefeito Wladimir. (leia mais abaixo)
Alonsimar também participou de uma reunião com o Wladimir (Aqui) na última quarta-feira, dia 16, quando vereadores da base governista foram recebidos pelo prefeito. Na ocasião, ele voltou a se colocar como candidato a presidente da Câmara. Sua pretensão causou surpresa nos colegas e desconforto a Wladimir. (leia mais abaixo)
Fontes do Campos 24 Horas na Câmara ainda informam que a costura política da oposição para tentar eleger os membros da Mesa Diretora ou pelo menos o presidente, pode incluir indicações para cargos fora do município.