O professor Rafael Peixoto Pereira, que atua na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e também é empresário no setor de petróleo, foi selecionado para apresentar um trabalho na 15ª Conferência Global de TechMining (GTM2025), que acontecerá nos Estados Unidos. A pesquisa, desenvolvida em parceria com Henrique Rego Monteiro da Hora (IFF) e Cristiano Souza Marins (UFF), analisa a gestão de contratos de fornecimento da Petrobras sob a ótica da inteligência artificial. (Leia mais abaixo)
O estudo, intitulado “Modelagem Matemática e Mineração de Dados na Gestão de Contratos de Fornecimento da Petrobras sob a Lei 13.303/16”, utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para prever alterações contratuais com base em um banco de dados com mais de 20 mil contratos históricos. O objetivo é otimizar a gestão desses contratos, garantindo mais eficiência, transparência e adequação às exigências legais.
Além de representar um marco na trajetória dos autores, a seleção reforça o potencial da ciência aplicada à realidade brasileira. “Levar esse estudo para a GTM2025 é uma oportunidade importante para apresentar uma abordagem baseada em dados aplicada à gestão de contratos públicos. Unir experiência prática no setor de petróleo com soluções tecnológicas reforça o potencial da inteligência aplicada para apoiar a tomada de decisões e aprimorar a eficiência em áreas estratégicas da gestão pública”, afirmou Rafael. (Leia mais abaixo)
A conferência TechMining é reconhecida mundialmente por reunir especialistas em ciência de dados, políticas públicas, inovação e ciência aplicada, sendo um importante palco para debates sobre o uso de tecnologias emergentes na tomada de decisões estratégicas.