jornal-campista-1-1536x688

AVAQ: Vacinação na UBS da Baleeira com mais de 90 doses aplicadas

A estratégia Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) é planejada pelo Ministério da Saúde para colocar em dia doses dos imunizantes do calendário básico do Programa Nacional de Imunização

Foto: Ascom.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) até a comunidade da Baleeira. A ação desta sexta-feira (24) foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, das 9h às 16h. A AVAQ é uma ação planejada pelo Ministério da Saúde para colocar em dia doses dos imunizantes do calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) que estejam em atraso, em crianças e adolescentes, além de adultos e idosos. (Leia mais abaixo)

 

A ação na comunidade teve um total de 98 doses aplicadas, número esse que é considerado dentro do esperado pelo setor de Imunizações. Deste total, foram 52 doses da vacina antigripal, sendo essa a mais procurada. Também foram aplicadas doses dos imunizantes contra a Febre Amarela, HPV e Hepatite B, além das vacinas tríplice viral, adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e A vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT). As vacinas contra covid-19 Coronavac e Pfizer baby (para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses) também foram aplicadas na ação.(Leia mais abaixo)

 

A UBS da Baleeira agora também conta com um posto fixo de vacinação, graças à aquisição de uma nova câmara fria pela Secretaria de Saúde. Com essa nova infraestrutura, a UBS passa a ter todas as vacinas disponíveis, facilitando a vida dos moradores do bairro, que não precisarão mais se deslocar para outras unidades para receberem suas vacinas.(Leia mais abaixo)

 

O encarregado da UBS, Adenil de Souza Candido Junior, agradeceu a nova câmara fria. “Para toda a comunidade está sendo uma grande contribuição, todos estavam sendo que ser deslocados para outras UBS para se imunizar. A população aprovou e segunda-feira começamos a vacinar”, destacou o encarregado.(Leia mais abaixo)

 

A dona de casa e moradora do Parque Esplanada, Merilucy Lugathe da Conceição, de 59 anos, foi até a UBS se imunizar contra a gripe após ficar sabendo da AVAQ através das redes sociais. “Aproveitei para vir me vacinar por conta da proximidade e com o objetivo de colocar a vacinação em dia porque estou com uma cirurgia marcada e quero evitar complicações”, disse Merilucy.(Leia mais abaixo)

 

Através da AVAQ 3.686 doses de vacinas foram aplicadas em todo município durante os três primeiros meses de 2024.(Leia mais abaixo)

 

AVAQ – O plano para a AVAQ foi elaborado após o treinamento dos profissionais da Saúde que, em Campos, ocorreu em outubro de 2023 com objetivo de aumentar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade entre os municípios do estado do Rio de Janeiro, cuja queda vem sendo registrada desde 2019, assim como no restante do país.

Relacionados