O Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, segue movimentando a cidade de ponta a ponta, com mais de 37 núcleos espalhados pelo município, oferecendo qualidade de vida e inclusão social por meio da prática esportiva. Um desses locais que contam com atividades gratuitas é a Praça da Lapa, onde a capoeira tem ganhado destaque e mudado a rotina de um dos bairros mais populosos de Campos.(Leia mais abaixo)
Segundo o coordenador do projeto, Leonardo Mantena, a cada dia que passa, a modalidade tem ganhado novos praticantes, principalmente na Lapa. “A capoeira une cultura, arte, educação e esporte. Todos os dias a gente tem percebido que ela tem ganhado cada vez mais praticantes. E aqui no bairro da Lapa, onde possuímos um dos nossos núcleos, não tem sido diferente. Tenho acompanhado de perto o crescimento da quantidade de alunos. E aqui é muito especial, porque daqui saíram representantes da nossa cidade, que conquistaram o Campeonato Mundial, como é o caso do Nathan, que começou aqui na Lapa com o Bruno e foi campeão mundial no ano passado. Então, além de mostrar um pouco da nossa cultura para essa garotada, a capoeira também dá a oportunidade de se descobrir novos talentos e, quem sabe, novos atletas de alto rendimento, que representarão a nossa cidade no cenário esportivo mundial”, destacou.(Leia mais abaixo)
Responsável pelas aulas, o mestre Bruno Pessanha falou da importância do projeto para as crianças do bairro. “A capoeira vai além de ser apenas uma atividade física ou uma forma de arte marcial. Por meio do Projeto Movimento é Vida, o bairro da Lapa está tendo a oportunidade, em especial as crianças e os adolescentes, de treinar e aprender a cultura da capoeira, integrando pessoas marginalizadas e promovendo a igualdade de oportunidades. A capoeira ensina disciplina, autocontrole, respeito mútuo e trabalho em equipe, habilidades que são fundamentais para o sucesso na vida cotidiana e profissional, além de oferecer uma alternativa construtiva para jovens em situação de vulnerabilidade. Ao fornecer um ambiente seguro e acolhedor, a capoeira pode ajudar a afastar os jovens da violência das ruas”, pontuou.(Leia mais abaixo)
As aulas de capoeira na Praça da Lapa acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. Para participar, basta se dirigir até o local, portando RG, CPF e comprovante de residência. Caso o aluno seja menor, será necessária a presença de um responsável no ato da inscrição.