Com o aniversário de Campos se aproximando, no dia 28 de março, os educadores que desejarem incluir a história do município nas salas de aula contam com o auxílio do programa “Estação Educação”, criado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e disponível no Portal PAE. Em colaboração com as professoras Eugênia Petrucci, Andrea Gomes e Liana Macabu, o projeto apresenta a série “Lendas, histórias e belezas campistas”. (Leia mais abaixo)
A iniciativa celebra os 190 anos da elevação de Vila de São Salvador à condição de cidade. Com 21 episódios, a série oferece um mergulho na história e cultura da cidade, abordando locais como o Solar dos Airizes, Mosteiro de São Bento e as Usinas de Açúcar, além de explorar o folclore, o deslocamento populacional e a origem do município.(Leia mais abaixo)
A coordenadora de Tecnologias Digitais, Anna Karina Oviedo, explica que o principal objetivo do projeto é enriquecer o ensino nas escolas municipais, fornecendo aos professores um material didático relevante e envolvente. Ela acredita que, ao abordar a história de Campos de forma acessível e interessante, a série desperta nos alunos o interesse pela cultura local e fortalece o sentimento de pertencimento à comunidade.(Leia mais abaixo)
“Acreditamos que a série “Lendas, histórias e belezas campistas” é uma ferramenta poderosa para valorizar a cultura campista e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e informados sobre a história da sua cidade”, diz Anna, lembrando que, para acessar às aulas, basta entrar no site do PAE, abrir a aba “Projetos”, clicar em “Estação Educação” e optar pelo tema desejado.(Leia mais abaixo)
Anna lembra ainda que o portal possui videoaulas de Literatura sobre autores campistas e o português campista, na prática. “É bem interessante pois apresenta palavras e expressões do vocabulário como “Cabrunco”, “romper”, “friso” entre outras”, explica a coordenadora.(Leia mais abaixo)
O projeto Estação Educação foi criado na época da pandemia para que os alunos tivessem acesso às aulas. O projeto visa à gravação e edição de vídeos educacionais produzidos pelos departamentos, escolas e coordenações da Seduct. Ao todo, são três salas-estúdios instaladas na Creche Escola João Perdecene Neto, Escola Amaro Prata Tavares e no Ciep Wilson Batista. Os espaços são preparados com câmeras, iluminação, microfone, entre outros recursos.