Alunos de Farol participam de plantio de árvores em Parque Estadual

Um dos objetivos é fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade local

Adicione o texto do seu título aqui

Alunos da Escola Municipal Professora Cláudia Almeida Pinto, situada em Farol de São Tomé, participaram nessa terça-feira (30) do plantio de diversas espécies no Parque Estadual Lagoa do Açu. O evento é em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado na última sexta-feira (26). A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Centro de Educação Ambiental (CEA), Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e Subsecretaria de Meio Ambiente.(Leia mais abaixo)

A coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, explicou que o objetivo é revitalizar o mangue Carapeba, promovendo a restauração ecológica, o aumento da biodiversidade e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade local.(Leia mais abaixo)

As atividades foram divididas em etapas. Primeiro, foi realizado o levantamento e mapeamento, através de um estudo inicial para identificar as áreas mais degradadas e necessitadas de intervenção, mapeando a flora e fauna existentes e documentar as condições ambientais atuais. Em seguida, foi realizado o planejamento do plantio, selecionando espécies nativas adequadas para o replantio, garantindo a diversidade e a resiliência do ecossistema. Também foi elaborado um cronograma detalhado das atividades de plantio.(Leia mais abaixo)

“Além disso, ainda fizemos a mobilização comunitária, que envolveu as unidades escolares locais, organizando mutirões comunitários para o plantio das mudas. E, por último, a execução do plantio, realizando o plantio das mudas nas áreas previamente mapeadas, seguindo o cronograma estabelecido e garantindo o manejo adequado das espécies recém-plantadas para maximizar a taxa de sobrevivência. Essas atividades contribuirão para a revitalização do mangue Carapeba, promovendo a sustentabilidade ambiental e fortalecendo a conexão da comunidade com seu entorno natural”, finaliza Ísis.

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados