Urnas eletrônicas para eleições chegam a Campos

Mais de mil equipamentos chegaram em caminhões, escoltados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar

Foto: Campos 24 Horas.

Na tarde desta terça-feira (20), o município de Campos recebeu as primeiras urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais que ocorrerão em 6 de outubro. Mais de mil equipamentos chegaram em caminhões, escoltados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo a segurança do transporte. Esses aparelhos serão utilizados tanto em Campos quanto em cidades vizinhas e ficarão armazenados na sede da Justiça Eleitoral local.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um total de 219.134 urnas, representando 99,60% do total previsto, já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Estes tribunais são responsáveis por distribuir os equipamentos para os 5.569 municípios que participarão das eleições municipais deste ano. As urnas que compõem a reserva técnica nacional serão mantidas no TSE para eventual necessidade de substituição.(Leia mais abaixo)

 

A fabricação das urnas eletrônicas foi finalizada em 17 de agosto no município de Ilhéus, na Bahia, na fábrica da Positivo Tecnologia. A produção dos novos modelos começou em maio de 2023, com a entrega inicial de 246 unidades. Após uma pausa de dois meses, a produção foi retomada em agosto e setembro, com o envio de 26.250 e 26.808 urnas, respectivamente.(Leia mais abaixo)

 

Para as Eleições Municipais de 2024, estima-se que 77% das urnas utilizadas serão dos modelos mais recentes, lançados em 2022 e 2020. Com mais de 153 milhões de eleitores aptos a votar no Brasil, a utilização dessas urnas mais modernas é vista como uma medida para garantir uma votação mais ágil, segura e estável.(Leia mais abaixo)

 

O processo de chegada e instalação das urnas eletrônicas é uma etapa crucial para assegurar o bom andamento das eleições, refletindo o esforço contínuo para aprimorar a tecnologia e a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Relacionados